Comissão de Ética da UnB

Criada pelo Ato da Reitoria nº 1.377/2008, possui caráter consultivo. Orienta e aconselha os servidores sobre ética profissional, tratamento com as pessoas e com o patrimônio público; fornece às áreas competentes registros sobre sua conduta ética de servidores para efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público; apura denúncias e apura eventuais desvios éticos de agentes públicos vinculados à UnB. 

Para saber mais: Comissão de Ética


Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade

O Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI) possui caráter deliberativo. Formula e implementa políticas, estratégias e planos de ação voltados à governança, gestão de riscos, controles internos e integridade e promove avaliação, direcionamento e monitoramento da gestão de riscos e integridade. O comitê atua em consonância com os princípios que regem o funcionamento dos órgãos colegiados da UnB. 

 

Os membros que compõem o Comitê são: Reitora; Decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO); Decano de administração (DAF); Decana de Gestão de Pessoas (DGP); um(a) diretor(a) de órgão auxiliar ou órgão complementar da UnB, indicado pela Reitora; dois diretores de unidades acadêmicas, de diferentes campi, indicados pelo Conselho de Administração (CAD); e dois técnicos-administrativos indicados pelo Conselho de Administração (CAD).


Coordenação de Processo Administrativo Disciplinar

A CPAD foi instituída por meio do Ato da Reitoria nº 212/2014, sendo vinculada ao GRE. A CPAD atua na orientação às comissões disciplinares no que se refere ao rito processualístico aplicado à matéria. Em consonância com a Portaria da CGU nº 1.043/2007, os procedimentos disciplinares (PADs) e as sindicâncias são cadastrados no Sistema CGU- PAD. 


Decanato de Gestão de Pessoas

O DGP tem a missão de promover a gestão, o desenvolvimento e a potencialização de pessoas, contribuindo para a busca permanente da excelência, saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. Entre suas competências institucionais citam-se: acompanhar e gerenciar o quadro e carreira dos servidores docentes e técnico-administrativos; identificar as necessidades de capacitação dos servidores; e desenvolver condições adequadas de saúde e segurança no trabalho. Em relação à temática Integridade, o DGP atuará nos assuntos referentes ao nepotismo, conflito de interesse e capacitação dos servidores. 

Para saber mais: DGP - Programa de Integridade


Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional

O Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), por meio da Coordenadoria de Apoio à Integridade e Gestão de Riscos (CAIGR), vinculada à Diretoria de Planejamento/DPO, coordena, auxilia na implementação e monitora as atividades relacionadas à integridade e gestão de riscos em nível institucional, em consonância com os direcionamentos do Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI).

Para saber mais: DPO - Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional 


Ouvidoria

Atua como órgão interlocutor entre a comunidade universitária, a sociedade e a UnB, visando  garantir a satisfação das demandas do cidadão em conformidade com os princípios da transparência, eficiência, economicidade, efetividade, autonomia e isonomia. Como atribuições, a OUV recebe denúncias, elogios, reclamações, solicitações, sugestões e pedidos de simplificação. 

Para saber mais: Ouvidoria


Serviço de Informação ao Cidadão

O SIC é a unidade administrativa responsável por garantir o acesso às informações públicas da Universidade de Brasília, atendendo ao disposto na Lei de Acesso à Informação, em conformidade com orientações da Controladoria-Geral da União. Aos temas resguardados por confidencialidade legal, aplica-se a restrição à publicação de dados. Trata-se de uma Coordenação da Ouvidoria da UnB. 

Para saber mais: Serviço de Informação ao Cidadão 


 

Unidade de Assessoramento e Apoio Técnico e suas competências

Auditoria

A Auditoria Interna (AUD) é órgão de assessoramento do Conselho de Administração (CAD), posicionado na terceira linha de defesa da universidade, que tem como propósito aumentar e proteger o valor organizacional da UnB. 

A AUD se reporta ao(à) Presidente do Conselho de Administração, que é o(a) Reitor(a) da UnB.

A Auditoria Interna (AUD) é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, que contribui para que a Universidade de Brasília realize sua missão constitucional e estatutária, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Para saber mais: Site da Auditoria UnB