Dúvidas Frequentes
Integridade pública
O que é integridade pública?
A integridade pública pode ser entendida como um conjunto de ações, políticas e mecanismos para que a Administração Pública não desvie de sua função de entregar à sociedade os resultados esperados de forma adequada, imparcial e eficiente, prestando um serviço de qualidade.
Referência: Plano de Integridade da UnB - 2022-2026
Qual a importância da integridade na governança corporativa?
A integridade é um princípio fundamental da boa governança corporativa, uma estratégia eficaz no combate à corrupção, fraudes e desvios de conduta dentro das instituições e destas perante a sociedade.
Referência: Plano de Integridade da UnB - 2022-2026
O que é um programa de integridade?
É um conjunto estruturado de medidas institucionais cujo objetivo é a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta. Os instrumentos de um programa de integridade incluem diretrizes adotadas por meio de atividades/ações, programas e políticas de auditoria interna, correição, ouvidoria, transparência e prevenção à corrupção, organizadas e direcionadas para a promoção da integridade institucional.
Referência: Plano de Integridade da UnB - 2022-2026
Como é feito o gerenciamento de riscos à integridade na UnB?
O gerenciamento de riscos à integridade atende às diretrizes da Política de Gestão de Riscos da UnB, da Controladoria-Geral da União (CGU), às estratégias definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UnB 2023-2028 (PDI), e às etapas previstas na Metodologia de Gestão de Riscos da UnB. O gerenciamento dos riscos à integridade é o que torna o Programa de Integridade sustentável, a partir da adoção e implementação de medidas para prevenção, detecção, punição e remediação de eventos de riscos que possam ameaçar ou comprometer as estratégias institucionais, os princípios éticos, a boa imagem e confiança institucional perante a sociedade. Pra conhecer o Plano de Integridade da UnB, clique aqui.
Referência: Plano de Integridade da UnB - 2022-2026
Qual o papel das universidades federais na integridade pública?
De maneira semelhante ao seu papel na gestão de riscos, as universidades federais promovem a integridade pública por meio de pesquisas e buscando soluções inovadoras em combate à corrupção e em outras questões relacionadas ao tema. As universidades também podem fornecer treinamento e capacitação em ética e integridade para estudantes e profissionais da comunidade, bem como colaborar com outras instituições e organizações para desenvolver estratégias e políticas de integridade pública. Além disso, as universidades federais podem desempenhar um papel importante na promoção de uma cultura de integridade e transparência no setor público e privado.
Referência: Plano de Integridade da UnB - 2022-2026
Gestão de Riscos
O que é risco?
O risco é inerente à atividade das instituições. É a possibilidade de acontecer algo que impactará no alcance dos objetivos. Pode ser definido como o efeito da incerteza sobre os objetivos.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
O que é gestão de riscos?
É um conjunto de atividades coordenadas para identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar os riscos (eventos incertos) que podem afetar os objetivos organizacionais. Consiste, portanto em um processo que tem por objetivo conferir razoável segurança quanto ao alcance dos objetivos.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
Por que realizar a gestão de riscos?
A gestão de riscos é realizada com o intuito de identificar, avaliar e gerenciar potenciais acontecimentos que possam afetar o alcance dos objetivos de uma organização. Isso permite que a organização tome medidas preventivas ou de contingência para minimizar o impacto de eventos indesejáveis e maximizar as oportunidades de sucesso. A gestão de riscos também ajuda a garantir a continuidade dos negócios, a proteção dos ativos e a conformidade com regulamentos e leis aplicáveis.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
Por que realizar a gestão de riscos na UnB?
Realizar a gestão de riscos em universidades federais é de extrema importância por diversas razões, como por exemplo:
- proteção dos ativos: as universidades federais possuem muitos ativos valiosos, incluindo instalações físicas, equipamentos, bibliotecas e arquivos, e a gestão de riscos ajuda a protegê-los contra ameaças diversas.
- continuidade dos negócios: as universidades federais enfrentam muitos desafios, incluindo orçamentários, interrupções tecnológicas e ameaças à segurança, e a gestão de riscos contribuiu para que a continuidade de seu funcionamento.
- conformidade: as universidades federais precisam seguir uma série de regulamentos e leis, incluindo aqueles relacionados à segurança, privacidade e meio ambiente, e a gestão de riscos ajuda a garantir a conformidade com essas regulamentações.
- reputação: as universidades federais possuem uma reputação a serem mantidas e a gestão de riscos ajuda a garantir que eventos indesejáveis não afetem negativamente a reputação da instituição.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
Quais os benefícios da gestão de riscos?
Diversos são os benefícios dentre os quais a melhoria da governança e gestão institucional; melhoria na eficiência institucional com a redução de perdas e custos; melhoria dos controles internos da gestão, assertividade na tomada de decisões e na alocação de recursos; identificação de oportunidades e ameaças; redução da probabilidade de ocorrência de incidentes e de impacto negativo; aumento da possibilidade de êxito no alcance dos objetivos.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
Quais são os controles na gestão de riscos?
Os controles em gestão de riscos são medidas ou ações implementadas para gerenciar ou mitigar os riscos identificados. Eles podem incluir medidas de prevenção, detecção e resposta. Alguns exemplos de controles na gestão de riscos incluem:
- políticas e procedimentos: as organizações podem estabelecer políticas e procedimentos para garantir que certas ações ou comportamentos específicos sejam seguidos para mitigar riscoos;
- monitoramento e detecção: ferramentas de monitoramento e detecção de incidentes podem ser implementadas para detectar riscos ou violações de segurança o mais rapidamente possível.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
Qual o papel das universidades federais na gestão de riscos?
As universidades federais desempenham um papel importante para a gestão de riscos, por meio de pesquisas e desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas relacionados ao tema. As universidades também podem fornecer treinamento e capacitação em gestão de riscos para estudantes e profissionais da comunidade, bem como colaborar com outras instituições e organizações para desenvolver estratégias e políticas de gestão de riscos. Além disso, as universidades federais podem desempenhar um papel importante na promoção de práticas de gestão de riscos sustentáveis e responsáveis.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
Quem são os responsáveis pela execução da gestão de riscos na Universidade de Brasília?
Na Universidade de Brasília, compete ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) por meio da Coordenadoria de Apoio à Integridade e Gestão de Riscos (CAIGR), vinculada à Diretoria de Planejamento (DPL/DPO), acompanhar, monitorar e avaliar a execução da gestão de riscos em nível institucional.
Referência: guia de gestão de riscos UnB
Como é feita a gestão de riscos na UnB?
A gestão de riscos é realizada considerando os riscos estabelecidos no Plano de desenvolvimento Institucional (PDI), por meio de metodologia própria, constante no Guia de Gestão de Riscos UnB, o qual foi elaborado com base no Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e dos riscos apresentados em formulários de outras instituições de ensino, como a Universidade de Cambridge e a Association of Governing Boards of Universities and Colleges. Para a avaliação dos riscos, utiliza-se a matriz de probabilidade e impacto, analisando-se os fatores que contribuíram para a ocorrência dos riscos e suas consequências decorrentes. Elabora-se um plano, aprovado pelo Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade da UnB, contendo ações preventivas, mitigadoras ou contingenciais que resultam na atenuação da probabilidade ou do impacto dos riscos internos e externos identificados. Para saber mais, clique aqui (colocar o link do Plano de riscos).
Referência: guia de gestão de riscos UnB